Reator UASB- Como Funciona

Reator anaeróbio para esgoto - Reator UASB ou RAFA


Reator UASB – Reator anaeróbio de fluxo ascendente (RAFA). É um tanque de fibra com medidas e formato específico, totalmente fechado, onde é lançado o esgoto doméstico. É um método econômico e muito eficiente que trabalha com bactérias anaeróbias (que não precisam de oxigênio para sobreviver), o que faz com que não seja necessário nenhum sistema de ventilação. O fluxo hidráulico funciona por gravidade, sem uso de bombas.

Como funciona o Reator UASB –
É um reator anaeróbico de fluxo ascendente. O fluxo entra no reator através de tubo na parte superior e são direcionados para o fundo do tanque. No perímetro do tanque existe uma calha coletora para coletar o efluente já tratado com ondulações (onde é lançada a matéria orgânica com DBO reduzido). Essa matéria ainda precisa de pós-tratamento.

Existem bactérias anaeróbicas que vivem nesse tanque e promovem as reações necessárias para tratar o lodo orgânico. Para dar início ao tratamento é preciso colocar uma quantidade inicial de bactérias (promover um START no sistema). Essa quantidade inicial de matéria orgânica com as bactérias pode ser proveniente de outra fossa já em funcionamento.

Em síntese, o reator UASB potencializa a degradação da matéria orgânica. O tempo de retenção (período em que a matéria orgânica fica dentro do reator para ser tratada) é de 4 a 8 horas, ou seja, são realizados 03 ciclos por dia, em média.Conheça nossas soluçõe para Tramento de esgoto em nosso siteConheça nossas soluçõe para Tramento de esgoto em nosso site

2 comentários:

  1. Os gases fluentes das reeações anaerobicas dasbactérias, pode ser utilizado como algum tipo de energia?

    ResponderExcluir